sexta-feira, 11 de junho de 2010

Programação da Festa de São Pedro

A Paróquia N. S. de Fátima de Parnamirim-RN, está celebrando a Festa de São Pedro no Boa Esperança (Parnamirim II), no período de 26 de Junho a 04 de Julho de 2010. Teremos como Tema: São Pedro modelo de sacerdócio e da vida. E o Lema: São Pedro ajudai-nos a construir uma sociedade justa e solidária! Por isso, estamos lhe convidando para participar da nossa Festa.

Nesses dias a Igreja celebra o Ano Sacerdotal. Na Arquidiocese de Natal, temos por base as Santas Missões Populares para fortalecer a setorização da Paróquia. A nossa CEB - Comunidade Eclesial de Base faz parte do Pólo 01 da Paróquia.

A Festa é um momento forte de aprofundamento da fé, de unir as forças vivas para dar testemunho do nosso ser de cristãos. São Pedro, o grande Apóstolo de Cristo, anunciou a Palavra de Deus e recebeu o Primado da Igreja. Ser devoto deste querido Santo significa seguir Jesus Cristo até as últimas condições. Vamos aproveitar esse período para criar laços de paz entre as pessoas, as famílias e as Instituições da nossa comunidade.

Que São Pedro abençoe as nossas famílias!

Fraternalmente,

Equipe Pastoral: Pe. Antônio Murilo de Paiva, Pe. Antônio Otávio Miguel, Pe. Manoel José da Silva, Pe. Edilson do Nascimento Lima, Diác. Salinésio Oliveira, Diác. Heleno Ferreira, Diác. Carlos José dos Santos e as Filhas do Amor Divino.

PROGRAMAÇÃO

DIA 26 DE JUNHO - SÁBADO | ABERTURA DA FESTA
TEMA: A Vocação do Cristão (Mt. 4,18-20).
NOITEIROS: Toda comunidade do Parnamirim II.
06h Ofício Divino;
19h30m Missa de Abertura com Hasteamento da Bandeira (Participação da Banda de Música Trampolim da Vitória).
BARRACA COM COMIDAS TÍPICAS

DIA 27 DE JUNHO - DOMINGO
TEMA: O Serviço (Mt. 8,14-15).
NOITEIROS: Catequese e Ruas 06 de Janeiro e Brig. Souto.
06h Ofício Divino;
19h30m Celebração.
BARRACA COM COMIDAS TÍPICAS

DIA 28 DE JUNHO - SEGUNDA
TEMA: A Primazia de Pedro (Mt. 10,1-2).
NOITEIROS: Ruas 21 de Abril e 1º de Maio, Comunidade Primavera e Escola Municipal Prof. Homero.
06h Ofício Divino;
19h30m Celebração.
BARRACA COM COMIDAS TÍPICAS

DIA 29 DE JUNHO - TERÇA
TEMA: O Dom da Fé (Mt. 14, 26-31).
NOITEIROS: Ruas 24 de Agosto, 12 de Outubro e 15 de Novembro, Comerciantes e Comunidade Sul da Base.
06h Ofício Divino;
19h30m Celebração.
BARRACA COM COMIDAS TÍPICAS

DIA 30 DE JUNHO - QUARTA
TEMA: O Testemunho (Mt. 16,15-19).
NOITEIROS: Ruas Manoel Costa e 11 de Junho.
06h Ofício Divino;
19h30m Celebração.
BARRACA COM COMIDAS TÍPICAS

DIA 1º DE JULHO - QUINTA
TEMA: Esperança (Mt. 17,1-8).
NOITEIROS: Dimensão Família, Ruas 13 de Maio e 13 de Outubro e Comunidade São Judas.
06h Ofício Divino;
19h30m Celebração.
BARRACA COM COMIDAS TÍPICAS

DIA 02 DE JULHO - SEXTA
TEMA: O Perdão (Mt. 18,21-22).
NOITEIROS: PASCOM, Comunidade Liberdade, Ruas 25 de Dezembro, 19 de Novembro e Irmã Maura e Escola Estadual Eliah Maia do Rêgo.
06h Ofício Divino;
19h30m Celebração.
BARRACA COM COMIDAS TÍPICAS

DIA 03 DE JULHO - SÁBADO
TEMA: A Tentação (Mt. 26,69-75).
NOITEIROS: Pastoral do Dízimo, Mãe Peregrina, Legião de Maria, Terço dos Homens, Ministros da Eucaristia, Viúvas e Ruas João F. Siqueira, 28 de Outubro e 17 de Novembro.
06h Ofício Divino;
19h30m Celebração.
BARRACA COM COMIDAS TÍPICAS

DIA 04 DE JULHO - DOMINGO | ENCERRAMENTO DA FESTA
TEMA: O Amor (Jô. 21,15-17).
NOITEIROS: Toda comunidade do Parnamirim II.
06h Procissão de São Pedro saindo da capela de São Judas;
07h Missa de Encerramento com Arreamento da Bandeira.

SÃO PEDRO, O PRÍNCIPE DOS APÓSTOLOS
(~ 10 a.C. - 67)

Discípulo de Jesus nascido em Betsaida, Galiléia, conhecido como o Príncipe dos Apóstolos e tido como Fundador da Igreja Cristã em Roma e considerado pela Igreja Católica como seu primeiro Papa. As principais fontes de informação sobre sua vida são os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), onde aparece com destaque em todas as narrativas evangélicas, os Atos dos Apóstolos, as Epístolas de Paulo e as duas Epístolas do próprio Apóstolo.

Filho de Jonas e irmão do Apóstolo André, seu nome original era Simão e na época de seu encontro com Cristo morava em Cafarnaum, com a família da mulher (Lc 4,38-39). Pescador, tal como os apóstolos Tiago e João, trabalhava com o irmão e o pai e foi apresentado a Jesus por seu irmão, em Betânia, onde tinha ido conhecer o Cristo, por indicação de João Batista. No primeiro encontro Jesus o chamou de Cefas, que significava pedra, em aramaico, determinando, assim, ser ele o Apóstolo escolhido para liderar os primeiros propagadores da fé cristã pelo mundo. Jesus, além de muda-lhe o nome, o escolheu como chefe da cristandade aqui na terra: "E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus" (Mt. 16: 18-19). Convertido, despontou como líder dos doze apóstolos, foi o primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus. Junto com seu irmão e os irmãos Tiago e João Evangelista, fez parte do círculo íntimo de Jesus entre os doze, participando dos mais importantes milagres do Mestre sobre a terra.

Teve, também, seus momentos controvertidos, como quando usou a espada para defender Jesus e na passagem da tripla negação, e de consagração, pois foi a ele que Cristo apareceu pela primeira vez depois de ressuscitar. Após a Ascensão, presidiu a Assembléia dos Apóstolos que escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes, fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes e peregrinou por várias cidades.

Fundou as linhas apostólicas de Antioquia e Síria, as mais antigas sucessões do Cristianismo, precedendo as de Roma em vários anos, que sobrevivem em várias ortodoxias Sírias. Encontrou-se com São Paulo, ou Paulo de Tarso, em Jerusalém, e apoiou a iniciativa deste, de incluir os não judeus na fé cristã, sem obrigá-los a participarem dos rituais de iniciação judaica. Após esse encontro, foi preso por ordem do rei Agripa I, encaminhado a Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e presidiu à comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana e, por isso, segundo a tradição, foi executado por ordem do imperador, no mesmo ano de Paulo e pelo mesmo motivo, mas em ocasiões diferentes. Conta-se, também, que pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer na mesma posição de Cristo.

Seu túmulo se encontra sob a Basílica de S. Pedro, no Vaticano, e é autenticado por muitos historiadores. É festejado no dia 29 de Junho, um dia de importantes manifestações folclóricas, principalmente no Nordeste Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário