sexta-feira, 11 de junho de 2010

Programação da Festa de São João Batista

A Paróquia N. S. de Fátima de Parnamirim-RN, está celebrando a Festa de São João Batista na Liberdade, nos dias 16 a 24 de Junho de 2010. Teremos como Tema: São João Batista modelo de sacerdócio e da vida. E o Lema: São João Batista ajudai-nos a construir uma sociedade justa e solidária! Por isso, estamos lhe convidando para participar da nossa Festa.

Nesses dias a Igreja celebra o Ano Sacerdotal. Na Arquidiocese de Natal, temos por base as Santas Missões Populares para fortalecer a setorização da Paróquia. A nossa CEB - Comunidade Eclesial de Base faz parte do Pólo 06 da Paróquia.

A Festa é um momento forte de aprofundamento da fé, de unir as forças vivas para dar testemunho do nosso ser de cristãos. São João Batista, anunciou a vinda do Cristo. Ser devoto deste querido Santo significa aprofundar a Palavra de Deus e ser missionário do jeito que ele foi. Vamos aproveitar esse período para criar laços de paz entre as pessoas, as famílias e as Instituições da nossa comunidade.

Que São João Batista abençoe as nossas famílias!

Fraternalmente,

Equipe Pastoral: Pe. Antônio Murilo de Paiva, Pe. Antônio Otávio Miguel, Pe. Manoel José da Silva, Pe. Edilson do Nascimento Lima, Diác. Salinésio Oliveira, Diác. Heleno Ferreira, Diác. Carlos José dos Santos e as Filhas do Amor Divino.

PROGRAMAÇÃO

DIA 16 DE JUNHO - QUARTA | ABERTURA DA FESTA
NOITEIROS: Toda comunidade da Liberdade, PASCOM e Fundação Parnamirim de Cultura.
05h Alvorada com Café da Manhã;
17h Caminhada com a imagem de São João Batista envolvendo as comunidades Primavera, Bosque de Viena, Comunidade São João Batista (Participação da Banda de Música Trampolim da Vitória);
19h30m Missa de Abertura com Hasteamento da Bandeira.

DIA 17 DE JUNHO - QUINTA
NOITEIROS: Ruas Felizardo Moura, Dr. Pedro, Cajupiranginha e Princesa Isabel I e II e Mercadinho do Joaci.
19h30m Celebração.

DIA 18 DE JUNHO - SEXTA
NOITEIROS: Ruas Marcos Antônio e Estrada Cajupiranga, Mãe Rainha, Legião de Maria, Comunidade Jardim Planalto, Material de Construção do Chiquinho e Rei do Caldo.
19h30m Celebração.

DIA 19 DE JUNHO - SÁBADO
NOITEIROS: Ruas da Abolição e 07 de Setembro, Pastoral do Dizimo, Comunidades Sul da Base, Primavera, Juventude, LEAN e Clube Coyotes 125.
19h30m Celebração.

DIA 20 DE JUNHO - DOMINGO
NOITEIROS: Dom Pedro II, Pe Carlos Toledo, Comunidade de Primavera, Grupos de Oração de Cajupiranga, Jardim Planalto, Cidade dos Jardins e Luz do Senhor, Servos Fieis, Mercadinho Econômico e Center Pão.
19h30m Celebração.

DIA 21 DE JULHO - SEGUNDA
NOITEIROS: Rua José Bonifácio, Bosque de Viena, Mercadinho Dois Irmão, Terço dos Homens e Comunidade Boa Esperança.
19h30m Celebração.

DIA 22 DE JULHO - TERÇA
NOITEIROS: Pastorais da Criança, Batismo, Catequese, Rua Erondina de Souza, Comunidade Cidade dos Jardins, Escola Municipal João Gomes Neto, Centro Infantil Joanita Arruda Câmara, Ministério de Música Divina Luz e Primeiros Passos Núcleo Educacional.
19h30m Celebração.

DIA 23 DE JULHO - QUARTA
NOITEIROS: Rua Antônio José Saraiva, Pastoral da 3ª Idade, Comunidade São João Batista, Associação dos Moradores de Liberdade, Moto Taxi da Liberdade e Equipe do Posto de Saúde.
19h30m Celebração.

DIA 24 DE JULHO - QUINTA | ENCERRAMENTO DA FESTA
NOITEIROS: Toda comunidade da Liberdade.
17h30m Procissão de São João Batista (Participação da Banda de Música Trampolim da Vitória);
19h30m Missa de Encerramento com Arreamento da Bandeira.

BIOGRAFIA DE SÃO JOÃO BATISTA

João nasceu numa pequena aldeia chamada Ain Karim, a cerca de seis quilômetros lineares de distância a oeste de Jerusalém. Segundo interpretações do Evangelho de Lucas, era um Nazireu de nascimento. Outros documentos defendem que pertencia à facção Nazarita da Palestina, integrando-a na puberdade, era considerado, por muitos, um homem consagrado. De acordo com a cronologia neste artigo, João teria nascido no ano 07 a.C.; os historiadores religiosos tendem a aproximar esta data do ano 1º, apontando-a para 02 a.C.

Como era prática ritual entre os judeus, o seu pai Zacarias teria procedido à cerimônia da circuncisão, ao oitavo dia de vida do menino. A sua educação foi grandemente influenciada pelas ações religiosas e pela vida no templo, uma vez que o seu pai era um sacerdote e a sua mãe pertencia a uma sociedade chamada "As Filhas de Arão", as quais cumpriam com determinados procedimentos importantes na sociedade religiosa da altura.

Aos 06 anos de idade, de acordo com a educação sistemática judaica, todos os meninos deveriam iniciar a sua aprendizagem "escolar". Em Judá não existia uma escola, pelo que terá sido o seu pai e a sua mãe a ensiná-lo a ler e a escrever, e a instruí-lo nas atividades regulares. Aos 14 anos há uma mudança no ensino. Os meninos, graduados nas escolas da sinagoga, iniciam um novo ciclo na sua educação. Como não existia uma escola em Judá, os seus pais terão decidido levar João a Engedi (atual Qumran) com o fito de este ser iniciado na educação Nazarita.

João terá efetuado os votos de Nazarita que incluíam abster-se de bebidas intoxicantes, ou deixar o cabelo crescer, e o não tocar nos mortos. As ofertas que faziam parte do ritual foram entregues em frente ao templo de Jerusalém como caracterizava o ritual.

Engedi era a sede ao sul da irmandade Nazarita, situava-se perto do Mar Morto e era liderada por um homem, reconhecido, de nome Ebner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário