quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cáritas e CNBB NE 2 lançam Campanha

A Campanha “SOS Pernambuco e Alagoas” foi lançada hoje, dia 23 de Junho, pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 e pelo Regional Nordeste 2 da CNBB em favor das vítimas das chuvas nos estados de Pernambuco e Alagoas. As doações poderão ser depositadas no Banco do Brasil, Agência: 3505-X, Conta Corrente: 5821-1.

Em reunião em Brasília, que começou hoje, o Conselho Permanente da CNBB vai discutir a situação dos dois estados e deverá divulgar uma mensagem de solidariedade.

As chuvas da última semana causaram um efeito devastador em Pernambuco e Alagoas. São mais de 40 mortos, cerca de 100 mil desabrigados e desalojados e mais 1.5 mil desaparecidos, segundo informações do governo de ambos os estados.

Em Pernambuco, 53 municípios já decretaram estado de emergência. Já em Alagoas são 17 com outros 15 em estado de calamidade pública. A situação é de extrema emergência.


MCCE e CNBB NE 2 instalam Disque Denúncia

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) já está se preparando para receber denúncias e acompanhar investigação de atos ilícitos na corrida das eleições, como compra de votos, abuso de poder econômico, propaganda irregular, uso da máquina pública.

No próximo dia 5 de julho começa a funcionar o disque denúncia para receber informações de corrupção eleitoral. O Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá) vai novamente sediar a central para receber as denúncias. O número 0800 para as ligações será divulgado em breve. Voluntários estarão disponíveis 24h para atender as chamadas.

Para esclarecer e tirar dúvidas sobre o trabalho, o MCCE organiza para o próximo dia 26 um Seminário de Combate à Corrupção Eleitoral. A programação será na sede do Regional, em Belém, e contará com representantes da Procuradoria Regional Eleitoral e OAB-Pará.

De acordo com irmã Henriqueta Cavalcante, coordenadora da Comissão de Justiça e Paz da CNBB (entidade que faz parte do MCCE) em 2008 mais de três mil ligações foram feitas e 1.447 delas geraram denúncias encaminhadas à justiça eleitoral.


quinta-feira, 17 de junho de 2010

Futebol tem enorme Potencial Evangelizador

Em uma entrevista dada a conhecer pela Conferência Episcopal do Chile o Bispo Auxiliar de Santiago, Dom Cristián Contreras Villarroel, assinalou que "na grande maioria de jogadores de futebol encontramos expressões de religiosidade" que constituem "um Potencial Evangelizador enorme".

Antes do encontro no qual o Chile derrotou a Honduras pela mínima diferença, o Prelado assinalou que os jogadores "entram no campo de esportes fazendo o sinal da cruz. Fazem um gol e o dedicam ao céu com o sinal da cruz. Nesses gestos há um potencial evangelizador enorme. Pergunto-me como podemos acompanhar os jovens jogadores de futebol".

"Poder-se-ia estabelecer um serviço a eles desde alguma de nossas Vicárias e com as direções dos clubes. Algo poderíamos oferecer a respeito, uma Pastoral do Esporte. Acredito que há pessoas como o grande tenista Jaime Fillol, (o ex- jogador de futebol) Arturo Salah e tantos outros que poderiam ajudar-nos neste serviço", acrescentou.

Do mesmo modo, Dom Contreras recordou que "o esporte e o futebol em particular fazem um bem enorme ao desenvolvimento integral das pessoas" por isso "todo Seminarista e Sacerdote deve praticar algum esporte, embora seja a bicicleta estática, como é meu caso atual".

Seguidamente, o Prelado se referiu ao tema das torcidas e assinalou que este é um "fenômeno ao que não devemos tirar relevância e que deve ser abordado desde várias perspectivas: a exclusão social, a necessidade de ter referências associativas e que lhes proporcionem identidade aos jovens, a violência física entre elas e também a violência verbal para os jogadores".

Ao ser perguntado sobre o Mundial África do Sul 2010 no qual participa a seleção de seu país, o Bispo Auxiliar de Santiago assinalou que é um bem "ver tantas seleções procurando sua classificação à outra fase e a alegria das pessoas".


quarta-feira, 16 de junho de 2010

Potiguar é nomeado Bispo de Nova Diocese

O Guardião e Ecônomo do Convento Santo Antônio | Natal-RN, Frei Magnus Henrique Lopes, OFMCap, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, nesta Quarta, dia 16 de Junho, o primeiro Bispo da Nova Diocese de Salgueiro, no alto sertão pernambucano. O anúncio foi feito pelo nomeado, acompanhado do Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, e do Bispo de Nazaré-PE, Dom Frei Severino França, que também é capuchinho, na manhã deste dia 16, no Convento Santo Antônio, através da Rádio Rural de Natal e das emissoras da Diocese de Petrolina.

Após o anúncio, Frei Magnus disse que estava imbuído de um sentimento de nobreza, mas, ao mesmo tempo, de desafio. “Sei que vou assumir uma Diocese que está sendo criada agora. Por isso, vou consciente de que é um desafio grande. Como também sei que é um desafio ser Pastor, no contexto da sociedade em que vivemos”, revelou. O pai do frade, João Gregório, que também estava presente no Convento, não escondia a emoção. “Estou sentindo a maior alegria. Nunca imaginei ver meu filho sendo Bispo. Só desejo que Deus o guarde e que ele seja muito feliz”, falou, com poucas palavras. Outro que estava feliz com a nomeação era o Arcebispo de Natal. “Vejo este momento com muita alegria e esperança. Tenho certeza de que ele vai corresponder às nossas expectativas, sendo um bom pastor. É um sertanejo que volta ao sertão, como Bispo”, disse Dom Matias.

A ordenação do Dom Frei Magnus acontecerá dia 17 de Setembro, às 19h, na Catedral Metropolitana de Natal. Ele escolheu como lema episcopal: “Tudo posso naquele que me fortalece”, uma citação de São Paulo aos Filipenses. A posse, na recém-criada Diocese de Salgueiro, será dentro de um mês após a ordenação.

Quem é o novo Bispo:
Frei Magnus nasceu em Assu-RN, em 31 de Julho de 1965. Iniciou o Postulantado, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em 1986, e o Noviciado, em 1988. Fez a primeira Profissão Religiosa, em 1989, e a Profissão Perpétua, em 19 de Março de 1992, ambas em Natal. Foi ordenado Presbítero, no dia 21 de Dezembro de 1996, em Assu-RN. É licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia do Recife-PE; e em Teologia, pelo Instituto Franciscano de Teologia de Olinda-PE. Fez bacharelado e licenciatura em Psicologia, pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió-AL. Depois, fez especialização em Psicologia Clínica Hospitalar. Na vida religiosa e sacerdotal, o frade capuchinho também exerceu várias funções. As últimas foram a de Vice-Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil - CCB, de 2001 a 2007; Diretor Espiritual de diversos grupos, Movimentos e Pastorais, e desde Agosto de 2009, está em Natal, onde é Guardião e Ecônomo da Fraternidade do Convento Santo Antônio, dos Frades Capuchinhos.

Nova Diocese:
A Diocese de Salgueiro, criada neste dia 16 de Setembro, é desmembrada das Dioceses de Petrolina e de Floresta, ambas no estado de Pernambuco. A sede será em Salgueiro e será composta pelos seguintes municípios: Salgueiro, Verdejante, Cedro, Serrita, Terra Nova, Parnamirim, Granito, Moreilândia, Exu, Bodocó, Ouricuri, Trindade, Ipubi, Araripina e Cabrobó.


sexta-feira, 11 de junho de 2010

Programação da Festa de São Pedro

A Paróquia N. S. de Fátima de Parnamirim-RN, está celebrando a Festa de São Pedro no Boa Esperança (Parnamirim II), no período de 26 de Junho a 04 de Julho de 2010. Teremos como Tema: São Pedro modelo de sacerdócio e da vida. E o Lema: São Pedro ajudai-nos a construir uma sociedade justa e solidária! Por isso, estamos lhe convidando para participar da nossa Festa.

Nesses dias a Igreja celebra o Ano Sacerdotal. Na Arquidiocese de Natal, temos por base as Santas Missões Populares para fortalecer a setorização da Paróquia. A nossa CEB - Comunidade Eclesial de Base faz parte do Pólo 01 da Paróquia.

A Festa é um momento forte de aprofundamento da fé, de unir as forças vivas para dar testemunho do nosso ser de cristãos. São Pedro, o grande Apóstolo de Cristo, anunciou a Palavra de Deus e recebeu o Primado da Igreja. Ser devoto deste querido Santo significa seguir Jesus Cristo até as últimas condições. Vamos aproveitar esse período para criar laços de paz entre as pessoas, as famílias e as Instituições da nossa comunidade.

Que São Pedro abençoe as nossas famílias!

Fraternalmente,

Equipe Pastoral: Pe. Antônio Murilo de Paiva, Pe. Antônio Otávio Miguel, Pe. Manoel José da Silva, Pe. Edilson do Nascimento Lima, Diác. Salinésio Oliveira, Diác. Heleno Ferreira, Diác. Carlos José dos Santos e as Filhas do Amor Divino.

PROGRAMAÇÃO

DIA 26 DE JUNHO - SÁBADO | ABERTURA DA FESTA
TEMA: A Vocação do Cristão (Mt. 4,18-20).
NOITEIROS: Toda comunidade do Parnamirim II.
06h Ofício Divino;
19h30m Missa de Abertura com Hasteamento da Bandeira (Participação da Banda de Música Trampolim da Vitória).
BARRACA COM COMIDAS TÍPICAS

DIA 27 DE JUNHO - DOMINGO
TEMA: O Serviço (Mt. 8,14-15).
NOITEIROS: Catequese e Ruas 06 de Janeiro e Brig. Souto.
06h Ofício Divino;
19h30m Celebração.
BARRACA COM COMIDAS TÍPICAS

DIA 28 DE JUNHO - SEGUNDA
TEMA: A Primazia de Pedro (Mt. 10,1-2).
NOITEIROS: Ruas 21 de Abril e 1º de Maio, Comunidade Primavera e Escola Municipal Prof. Homero.
06h Ofício Divino;
19h30m Celebração.
BARRACA COM COMIDAS TÍPICAS

DIA 29 DE JUNHO - TERÇA
TEMA: O Dom da Fé (Mt. 14, 26-31).
NOITEIROS: Ruas 24 de Agosto, 12 de Outubro e 15 de Novembro, Comerciantes e Comunidade Sul da Base.
06h Ofício Divino;
19h30m Celebração.
BARRACA COM COMIDAS TÍPICAS

DIA 30 DE JUNHO - QUARTA
TEMA: O Testemunho (Mt. 16,15-19).
NOITEIROS: Ruas Manoel Costa e 11 de Junho.
06h Ofício Divino;
19h30m Celebração.
BARRACA COM COMIDAS TÍPICAS

DIA 1º DE JULHO - QUINTA
TEMA: Esperança (Mt. 17,1-8).
NOITEIROS: Dimensão Família, Ruas 13 de Maio e 13 de Outubro e Comunidade São Judas.
06h Ofício Divino;
19h30m Celebração.
BARRACA COM COMIDAS TÍPICAS

DIA 02 DE JULHO - SEXTA
TEMA: O Perdão (Mt. 18,21-22).
NOITEIROS: PASCOM, Comunidade Liberdade, Ruas 25 de Dezembro, 19 de Novembro e Irmã Maura e Escola Estadual Eliah Maia do Rêgo.
06h Ofício Divino;
19h30m Celebração.
BARRACA COM COMIDAS TÍPICAS

DIA 03 DE JULHO - SÁBADO
TEMA: A Tentação (Mt. 26,69-75).
NOITEIROS: Pastoral do Dízimo, Mãe Peregrina, Legião de Maria, Terço dos Homens, Ministros da Eucaristia, Viúvas e Ruas João F. Siqueira, 28 de Outubro e 17 de Novembro.
06h Ofício Divino;
19h30m Celebração.
BARRACA COM COMIDAS TÍPICAS

DIA 04 DE JULHO - DOMINGO | ENCERRAMENTO DA FESTA
TEMA: O Amor (Jô. 21,15-17).
NOITEIROS: Toda comunidade do Parnamirim II.
06h Procissão de São Pedro saindo da capela de São Judas;
07h Missa de Encerramento com Arreamento da Bandeira.

SÃO PEDRO, O PRÍNCIPE DOS APÓSTOLOS
(~ 10 a.C. - 67)

Discípulo de Jesus nascido em Betsaida, Galiléia, conhecido como o Príncipe dos Apóstolos e tido como Fundador da Igreja Cristã em Roma e considerado pela Igreja Católica como seu primeiro Papa. As principais fontes de informação sobre sua vida são os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), onde aparece com destaque em todas as narrativas evangélicas, os Atos dos Apóstolos, as Epístolas de Paulo e as duas Epístolas do próprio Apóstolo.

Filho de Jonas e irmão do Apóstolo André, seu nome original era Simão e na época de seu encontro com Cristo morava em Cafarnaum, com a família da mulher (Lc 4,38-39). Pescador, tal como os apóstolos Tiago e João, trabalhava com o irmão e o pai e foi apresentado a Jesus por seu irmão, em Betânia, onde tinha ido conhecer o Cristo, por indicação de João Batista. No primeiro encontro Jesus o chamou de Cefas, que significava pedra, em aramaico, determinando, assim, ser ele o Apóstolo escolhido para liderar os primeiros propagadores da fé cristã pelo mundo. Jesus, além de muda-lhe o nome, o escolheu como chefe da cristandade aqui na terra: "E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus" (Mt. 16: 18-19). Convertido, despontou como líder dos doze apóstolos, foi o primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus. Junto com seu irmão e os irmãos Tiago e João Evangelista, fez parte do círculo íntimo de Jesus entre os doze, participando dos mais importantes milagres do Mestre sobre a terra.

Teve, também, seus momentos controvertidos, como quando usou a espada para defender Jesus e na passagem da tripla negação, e de consagração, pois foi a ele que Cristo apareceu pela primeira vez depois de ressuscitar. Após a Ascensão, presidiu a Assembléia dos Apóstolos que escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes, fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes e peregrinou por várias cidades.

Fundou as linhas apostólicas de Antioquia e Síria, as mais antigas sucessões do Cristianismo, precedendo as de Roma em vários anos, que sobrevivem em várias ortodoxias Sírias. Encontrou-se com São Paulo, ou Paulo de Tarso, em Jerusalém, e apoiou a iniciativa deste, de incluir os não judeus na fé cristã, sem obrigá-los a participarem dos rituais de iniciação judaica. Após esse encontro, foi preso por ordem do rei Agripa I, encaminhado a Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e presidiu à comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana e, por isso, segundo a tradição, foi executado por ordem do imperador, no mesmo ano de Paulo e pelo mesmo motivo, mas em ocasiões diferentes. Conta-se, também, que pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer na mesma posição de Cristo.

Seu túmulo se encontra sob a Basílica de S. Pedro, no Vaticano, e é autenticado por muitos historiadores. É festejado no dia 29 de Junho, um dia de importantes manifestações folclóricas, principalmente no Nordeste Brasileiro.

Programação da Festa de São João Batista

A Paróquia N. S. de Fátima de Parnamirim-RN, está celebrando a Festa de São João Batista na Liberdade, nos dias 16 a 24 de Junho de 2010. Teremos como Tema: São João Batista modelo de sacerdócio e da vida. E o Lema: São João Batista ajudai-nos a construir uma sociedade justa e solidária! Por isso, estamos lhe convidando para participar da nossa Festa.

Nesses dias a Igreja celebra o Ano Sacerdotal. Na Arquidiocese de Natal, temos por base as Santas Missões Populares para fortalecer a setorização da Paróquia. A nossa CEB - Comunidade Eclesial de Base faz parte do Pólo 06 da Paróquia.

A Festa é um momento forte de aprofundamento da fé, de unir as forças vivas para dar testemunho do nosso ser de cristãos. São João Batista, anunciou a vinda do Cristo. Ser devoto deste querido Santo significa aprofundar a Palavra de Deus e ser missionário do jeito que ele foi. Vamos aproveitar esse período para criar laços de paz entre as pessoas, as famílias e as Instituições da nossa comunidade.

Que São João Batista abençoe as nossas famílias!

Fraternalmente,

Equipe Pastoral: Pe. Antônio Murilo de Paiva, Pe. Antônio Otávio Miguel, Pe. Manoel José da Silva, Pe. Edilson do Nascimento Lima, Diác. Salinésio Oliveira, Diác. Heleno Ferreira, Diác. Carlos José dos Santos e as Filhas do Amor Divino.

PROGRAMAÇÃO

DIA 16 DE JUNHO - QUARTA | ABERTURA DA FESTA
NOITEIROS: Toda comunidade da Liberdade, PASCOM e Fundação Parnamirim de Cultura.
05h Alvorada com Café da Manhã;
17h Caminhada com a imagem de São João Batista envolvendo as comunidades Primavera, Bosque de Viena, Comunidade São João Batista (Participação da Banda de Música Trampolim da Vitória);
19h30m Missa de Abertura com Hasteamento da Bandeira.

DIA 17 DE JUNHO - QUINTA
NOITEIROS: Ruas Felizardo Moura, Dr. Pedro, Cajupiranginha e Princesa Isabel I e II e Mercadinho do Joaci.
19h30m Celebração.

DIA 18 DE JUNHO - SEXTA
NOITEIROS: Ruas Marcos Antônio e Estrada Cajupiranga, Mãe Rainha, Legião de Maria, Comunidade Jardim Planalto, Material de Construção do Chiquinho e Rei do Caldo.
19h30m Celebração.

DIA 19 DE JUNHO - SÁBADO
NOITEIROS: Ruas da Abolição e 07 de Setembro, Pastoral do Dizimo, Comunidades Sul da Base, Primavera, Juventude, LEAN e Clube Coyotes 125.
19h30m Celebração.

DIA 20 DE JUNHO - DOMINGO
NOITEIROS: Dom Pedro II, Pe Carlos Toledo, Comunidade de Primavera, Grupos de Oração de Cajupiranga, Jardim Planalto, Cidade dos Jardins e Luz do Senhor, Servos Fieis, Mercadinho Econômico e Center Pão.
19h30m Celebração.

DIA 21 DE JULHO - SEGUNDA
NOITEIROS: Rua José Bonifácio, Bosque de Viena, Mercadinho Dois Irmão, Terço dos Homens e Comunidade Boa Esperança.
19h30m Celebração.

DIA 22 DE JULHO - TERÇA
NOITEIROS: Pastorais da Criança, Batismo, Catequese, Rua Erondina de Souza, Comunidade Cidade dos Jardins, Escola Municipal João Gomes Neto, Centro Infantil Joanita Arruda Câmara, Ministério de Música Divina Luz e Primeiros Passos Núcleo Educacional.
19h30m Celebração.

DIA 23 DE JULHO - QUARTA
NOITEIROS: Rua Antônio José Saraiva, Pastoral da 3ª Idade, Comunidade São João Batista, Associação dos Moradores de Liberdade, Moto Taxi da Liberdade e Equipe do Posto de Saúde.
19h30m Celebração.

DIA 24 DE JULHO - QUINTA | ENCERRAMENTO DA FESTA
NOITEIROS: Toda comunidade da Liberdade.
17h30m Procissão de São João Batista (Participação da Banda de Música Trampolim da Vitória);
19h30m Missa de Encerramento com Arreamento da Bandeira.

BIOGRAFIA DE SÃO JOÃO BATISTA

João nasceu numa pequena aldeia chamada Ain Karim, a cerca de seis quilômetros lineares de distância a oeste de Jerusalém. Segundo interpretações do Evangelho de Lucas, era um Nazireu de nascimento. Outros documentos defendem que pertencia à facção Nazarita da Palestina, integrando-a na puberdade, era considerado, por muitos, um homem consagrado. De acordo com a cronologia neste artigo, João teria nascido no ano 07 a.C.; os historiadores religiosos tendem a aproximar esta data do ano 1º, apontando-a para 02 a.C.

Como era prática ritual entre os judeus, o seu pai Zacarias teria procedido à cerimônia da circuncisão, ao oitavo dia de vida do menino. A sua educação foi grandemente influenciada pelas ações religiosas e pela vida no templo, uma vez que o seu pai era um sacerdote e a sua mãe pertencia a uma sociedade chamada "As Filhas de Arão", as quais cumpriam com determinados procedimentos importantes na sociedade religiosa da altura.

Aos 06 anos de idade, de acordo com a educação sistemática judaica, todos os meninos deveriam iniciar a sua aprendizagem "escolar". Em Judá não existia uma escola, pelo que terá sido o seu pai e a sua mãe a ensiná-lo a ler e a escrever, e a instruí-lo nas atividades regulares. Aos 14 anos há uma mudança no ensino. Os meninos, graduados nas escolas da sinagoga, iniciam um novo ciclo na sua educação. Como não existia uma escola em Judá, os seus pais terão decidido levar João a Engedi (atual Qumran) com o fito de este ser iniciado na educação Nazarita.

João terá efetuado os votos de Nazarita que incluíam abster-se de bebidas intoxicantes, ou deixar o cabelo crescer, e o não tocar nos mortos. As ofertas que faziam parte do ritual foram entregues em frente ao templo de Jerusalém como caracterizava o ritual.

Engedi era a sede ao sul da irmandade Nazarita, situava-se perto do Mar Morto e era liderada por um homem, reconhecido, de nome Ebner.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Gestão Paroquial é tema de curso

A Paulus Livraria promove curso sobre Gestão Paroquial, dia 26 de Junho, das 09 às 12 horas, no auditório da livraria, no Centro de Natal.

A atividade é destinada a Padres, Diáconos, Seminaristas e Membros de Conselhos Paroquiais.

A assessoria será do Pe. Inácio Henrique de Araújo Teixeira, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Ó | Nísia Floresta-RN, Coordenador do XIII Zonal e da Região Pastoral Agreste, Trairi e Potengi, Ecônomo Adjunto da Arquidiocese e membro dos Conselho Pastoral e Presbiteral, Graduado em Administração e Pós-Graduado em Administração Financeira.

Durante o curso, serão dadas Noções Básicas da Administração.

Os interessados devem fazer inscrição, na livraria. A inscrição custa R$ 10,00.


3º Zonal tem novo articulador da PASCOM

Dario Medeiros é o novo Articulador da Pastoral da Comunicação no 3º Zonal.

A escolha foi feita durante o Miss@o.Com, realizado no último dia 06, no Centro Pastoral Pe. André de Soveral em Emaús, com a participação de agentes das equipes da PASCOM das Paróquias do Zonal.

Dario é Coordenador da PASCOM da Paróquia N. S. de Fátima de Parnamirim-RN e, na Articulação do Zonal, substitui Atahan Solon, da equipe de Emaús.


Cartilha já vendeu 18 mil exemplares

Quase dois meses depois de seu lançamento, a cartilha: “Eleições 2010: O chão e o horizonte” - teve grande aceitação e até o momento já vendeu pouco mais de 18 mil exemplares.

Elaborada pelo Conselho Nacional de Leigos do Brasil - CNLB; Comissão Brasileira de Justiça e Paz - CBJP; Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” - CEFEP; Instituto Brasileiro de Desenvolvimento - IBRADES e Pastorais Sociais da CNBB, a cartilha trata-se de um subsídio ao eleitor, em preparação às eleições 2010.

Para fazer o pedido da cartilha, o interessado deve entrar em contato com a editora Scala nos telefones: 62 4008.2350 | 0800.703.8353; pela internet no site cpp.com.br, ou no e-mail: vendas@cpp.com.br. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o Java Script para visualizá-lo.

O preço da cartilha por unidade é de R$ 1,00.


Reunião prepara 7º MUTICOM Brasileiro

No dia 07, foi realizada, no Edifício João Paulo II, no Rio de Janeiro-RJ, mais uma reunião do Mutirão Brasileiro de Comunicação (MUTICOM), que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2011. O encontro, que foi presidido pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e pelo coordenador do evento, Pe. Omar Raposo, contou com a presença da assessora do Setor Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, Ir. Elide Fogolare, e do Pe Manuel de Oliveira Filho, da Arquidiocese de Salvador-BA, como convidados especiais.

O Comitê organizador do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, composto por Sacerdotes ligados à Comunicação na Arquidiocese do Rio, pela Coordenação da Pastoral da Comunicação do Regional Leste 01 da CNBB (Rio de Janeiro), e pela equipe pedagógica do Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), se reuniu para dar sequência aos preparativos do evento.

Durante o encontro, os presentes puderam ouvir a partilha do Pe. Manuel sobre o passo a passo da organização do MUTICOM de Salvador, ocorrido em 2003. Padre Omar relatou os passos já dados para a organização do próximo Mutirão e apresentou o pré-projeto do evento.

Envolver toda a comunidade eclesial no MUTICOM, assim como atingir a juventude, especialmente os universitários, foram metas que ganharam destaque. A programação cultural do evento também está sendo preparada, levando em consideração que o Rio de Janeiro tem várias opções de lazer e uma grande riqueza e diversidade cultural.

Neste encontro foram ainda estabelecidas as coordenações de equipes e algumas metas com relação à atualização e dinamização do site do MUTICOM 2011, para que seja efetivamente um meio de divulgação do evento.

O 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que tem como tema: "Comunicação e vida: diversidades e mobilidades", acontecerá de 17 a 22 de Julho de 2011, no Campus da PUC-RIO, na Gávea. Para cadastro e mais informações, acesse: arquidiocese.org.br/mutirao.

Fonte: cnbb.org.br 

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Programação da Festa de Santo Antônio

A Paróquia N. S. de Fátima de Parnamirim-RN, está celebrando a Festa de Santo Antônio na Cohabinal, nos dias 1º a 13 de Junho de 2010. Teremos como Tema: Santo Antônio modelo do sacerdócio e da vida. E o Lema: Santo Antônio ajudai-nos a construir uma sociedade justa e solidária! Por isso, estamos lhe convidando para participar da nossa Festa.

Nesses dias a Igreja celebra o Ano Sacerdotal. Na Arquidiocese de Natal, temos por base as Santas Missões Populares para fortalecer a setorização da Paróquia. A nossa CEB - Comunidade Eclesial de Base faz parte do Pólo 01 da Paróquia.

A Festa é um momento forte de aprofundamento da fé, de unir as forças vivas para dar testemunho do nosso ser de cristãos. Santo Antônio é doutor da Igreja, foi grande pregador da Palavra de Deus. Ser devoto deste querido Santo significa aprofundar a Palavra de Deus e ser missionário do jeito que ele foi. Vamos aproveitar esse período para criar laços de paz entre as pessoas, as famílias e as Instituições da nossa comunidade.

Que Santo Antônio abençoe as nossas famílias!

Fraternalmente,

Equipe Pastoral: Pe. Antônio Murilo de Paiva, Pe. Antônio Otávio Miguel, Pe. Manoel José da Silva, Pe. Edilson do Nascimento Lima, Diác. Salinésio Oliveira, Diác. Heleno Ferreira, Diác. Carlos José dos Santos e as Filhas do Amor Divino.

PROGRAMAÇÃO

DIA 1º DE JUNHO - TERÇA | ABERTURA DA FESTA
TEMA: A vocação de Antônio.
NOITEIROS: Moradores da Rua Prof. Clementino Câmara: Pizzaria Mil Sabores, Pizzaria Alcapone, Rei do Caldo, Salão Dupla Face, Real Equipadora, Escritório de Contabilidade Genilson de Cruz, Lea Cabelos, Irmãs e Associados(as) do Amor Divino.
19h Missa de Abertura com Hasteamento da Bandeira.

DIA 02 DE JUNHO - QUARTA
TEMA: Homem de Oração.
NOITEIROS: Moradores da Rua Tenente Mário Jamal: Restaurante Gosto e Sabor, Terço dos Homens e Apostolado da Oração.
19h Missa.

DIA 03 DE JUNHO - QUINTA
TEMA: Missionário do Povo.
NOITEIROS: Moradores da Rua Eduardo Medeiros: Mercadinho Alberto, Pastoral da Família e Sopão.
19h Missa.

DIA 04 DE JUNHO - SEXTA
TEMA: Defensor da Justiça.
NOITEIROS: Moradores da Rua Dr. Mário Medeiros: Boa Ventura Bar e Restaurante, Revistão Cohabinal, Salão de Beleza Toscano, Limpa Fossa Parnamirim, PASCOM e Pastoral do Dízimo.
19h Missa.

DIA 05 DE JUNHO - SÁBADO
TEMA: Devoção a Maria.
NOITEIROS: Moradores da Rua Pres. Castelo Branco: Magão Distribuidora de Bebida, Restaurante Rei do Bode, Posto de Combustível LTDA. e Escola Balão Mágico, Mãe Peregrina e Legião de Maria.
19h Missa.

DIA 06 DE JUNHO - DOMINGO
TEMA: Zelo pela Palavra.
NOITEIROS: Moradores da Rua Prof. Eliah Maia do Rego: Colégio e Curso Ícaro, Material de Construção di Casa, Parna-Service Mão de Obra Ltda., Curso de Inglês Insight, Equipe de Celebrantes da Palavra, RCC e CEBI.
19h Missa.

DIA 07 DE JUNHO - SEGUNDA
TEMA: Defensor da Eucaristia.
NOITEIROS: Moradores da Rua João Canuto de Souza e Rua Edson Siqueira, Cleber Cabeleireiro, Cyberlaw Lan House, Esc. Est. Prof. Antonio Basílio, Oficina Mecânica Rebouças, Ministros Extraordinário da Eucaristia e Coroinhas.
19h Missa.

DIA 08 DE JUNHO - TERÇA
TEMA: Defensor da Verdade.
NOITEIROS: Moradores da Rua Profª. Ivanira Paizinho, Esc. Mun. Professora Ivanira Paizinho, Pastoral da Catequese, ECC, Câmara Municipal de Parnamirim.
19h Missa.

DIA 09 DE JUNHO - QUARTA
TEMA: Amigo dos Doentes.
NOITEIROS: Moradores da Rua Governador Dix Sept Rosado Maia, Companhia de Cães, Escola Estadual Dr. Antonio de Souza, Pastoral da Saúde e Carcerária.
19h Missa.

DIA 10 DE JUNHO - QUINTA | CORPUS CHRISTI
TEMA: Seu amor ao Próximo.
NOITEIROS: Moradores da Rua Brigadeiro Pessoa Ramos, Supermercado Dia a Dia, Clínica Veterinária Pet. Shop, Telma Panos de Pratos, Licinha Cabeleireira, Pastoral do Batismo e Pastoral da Criança.
19h Missa.

DIA 11 DE JUNHO - SEXTA
TEMA: Seu maior amor.
NOITEIROS: Moradores da Rua Gentil Ferreira de Souza, Recanto do Sena, Banda de música Trampolim da Vitória e Pastoral da 3º Idade.
19h Missa;
22h FESTA SOCIAL NO PÁTIO DE SANTO ANTÔNIO.

DIA 12 DE JUNHO - SÁBADO
TEMA: Morreu o Santo.
NOITEIROS: Moradores das Ruas Padre João Maria, Av. Átila Paiva e Adjacências, Curso Aliança, Dias MotoCar, Padaria Japão, Cohabinal Veículos, Escola Ursinho Pimpão, Colégio e Curso Fênix, Posto de Gasolina El Shaday, Casa do Sofá, Maurício Veículos, Pimentinha Rações, PJMP, Arte Viva e Chama de Amor, todas as comunidades da Paróquia.
ANIVERSARIANTES DO DIA: Antonio Roberto e Antonio Adilson, todos os Namorados e Namoradas.
18h CAMINHADA DOS NAMORADOS: Saída da comunidade de Santos Reis com destino a Capela;


19h Missa.

DIA 13 DE JUNHO - DOMINGO | DIA DE SANTO ANTÔNIO
NOITEIROS: Comunidade da Cohabinal, todos os Antônios e Antônias, Devotos e Devotas de Santo Antônio.
18h PROCISSÕES: Uma procissão saindo da Igreja Matriz com e imagem de N. S. de Fátima (Terço Luminoso) e a outra com Santo Antônio na Comunidade, ambas em direção a Capela;



19h Missa Solene.

BIOGRAFIA DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

1192: Nasce em Lisboa, filho de Maria e Martinho de Bulhões. É batizado com o nome de Fernando. Reside na frente da Catedral;
1202: Com sete anos de idade, começa a frequentar a escola, um privilégio raro na época;
1208: Ingressa no Mosteiro de S. Vicente, dos Cônegos Regulares de S. Agostinho, perto de Lisboa. Torna-se agostiniano. Aos 16 anos;
1211: Transfere-se para Coimbra, importante centro cultural, onde se dedica de corpo e alma ao estudo e à oração, pelo espaço de dez anos;
1219: É ordenado sacerdote. Pouco depois conhece os primeiros franciscanos, vindos de Assis, que ele recebe na portaria do mosteiro. Fica impressionado com o modo simples e alegre de viver daqueles frades;
1220: Chegam a Coimbra os corpos de cinco mártires franciscanos. Fernando decide fazer-se franciscano como eles. É recebido na Ordem com o nome de Frei Antônio, enviado para as missões entre os sarracenos de Marrocos, conforme deseja;
1221: Chegando a Marrocos, adoece gravemente, sendo obrigado a voltar para sua terra natal. Mas uma tempestade desvia a embarcação arrastando-a para o sul da Itália. Desembarca em Sicília. Em maio do mesmo ano participa, em Assis, do capítulo das Esteiras, uma famosa reunião de cinco mil frades. Aí conhece o fundador da Ordem, São Francisco de Assis. Terminado o Capítulo, retira-se para o eremitério de Monte Paolo, junto dos Apeninos, onde passa 15 meses na solidão contemplativa e no trabalho braçal. Ninguém suspeita da sabedoria que aquele jovem frade português esconde;
1223: Chamado de improviso a falar numa celebração de ordenação, Frei Antônio revela uma sabedoria e eloquência extraordinárias, que deixam a todos estupefatos. Começa sua epopéia de pregador itinerante;
1224: Em brevíssima Carta a Frei Antônio, São Francisco o encarrega da formação teológica dos irmãos. Chama-o cortesmente de "Frei Antônio, meu bispo";
1225: Depois de percorrer a região norte da Itália, passa a pregar no sul da França, com notáveis frutos. Mas tem duras disputas com os hereges da região;
1226: É eleito "custódio" na França e, um ano depois, "provincial" dos frades no norte da Itália;
1228: Participa, em Assis, do Capítulo Geral da Ordem, que o envia a Roma para tratar com o Papa de algumas questões pendentes. Prega diante do Papa e dos Cardeais. Admirado de seu conhecimento das Escrituras, Gregório IX o apelida de "Arca do Testamento";
1229: Frei Antônio começa a redigir os "Sermões", que hoje possuímos impressos em dois grandes volumes;
1231: Prega em Pádua a famosa quaresma, considerada como o momento de refundação cristã da cidade. Multidões acorrem de todos os lados. Há conversões e prodígios. Êxito total! Mas Frei Antônio está exausto e sente que seus dias estão no fim. Na tarde de 13 de junho, mês em que os lírios florescem, Frei Antônio de Lisboa morre às portas da cidade de Pádua. Suas últimas palavras são: "Estou vendo o meu Senhor". As crianças são as primeiras a sair pelas ruas anunciando: "Morreu o Santo";
1232: Não tinha bem passado um ano desde sua morte, quando Gregório IX o inscreveu no catálogo dos santos;
1946: Pio XIII declara Santo Antônio Doutor da Igreja, com o título de "Doutor Evangélico".

Agradecemos a sua participação na festa de da Padroeira de Parnamirim Nossa Senhora de Fátima!