quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Igreja ajuda no combate à Hanseníase

A Hanseníase é uma doença Infecto-Contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurológicos: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés.

O comprometimento dos nervos periféricos é a característica principal da doença, dando-lhe um grande potencial para provocar incapacidades físicas que podem, inclusive, evoluir para deformidades. Estas incapacidades e deformidades podem acarretar alguns problemas, tais como diminuição da capacidade de trabalho, limitação da vida social e problemas psicológicos. São responsáveis, também, pelo estigma e preconceito contra a doença.

Por isso mesmo ratifica-se que a hanseníase é uma doença curável, e quanto mais precocemente diagnostica e tratada mais rapidamente se cura o paciente.

Fonte: revistasaudeemdestaque.com.br

Prezados irmãos em Cristo,

Neste Domingo, dia 10 de Outubro, o Brasil está unido em uma Campanha de Mobilização e Informação sobre a Hanseníase. Esta Campanha Nacional foi assumida pela CNBB em unidade com a Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Franciscanos, MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, CONIC, com o convite para a adesão de todas as Paróquias do País.

Assim, neste dia, cujo Evangelho traz a reflexão que está em Lucas 17,11-19, “Jesus, mestre tem compaixão de nós”, solicito a todos os Sacerdotes a motivação na Santa Missa sobre esta Campanha que tudo tem a ver com a Prática do Evangelho a ser Proclamado.

Em algumas Igrejas, estudantes do Curso de Enfermagem da FARN estarão presentes distribuindo Panfletos Informativos bem como conversando com as pessoas que queiram mais informações.

Peço que os acolham, até mesmo dispondo de alguns minutos para esclarecimentos informativos.

Dom Matias Patrício de Macedo
Arcebispo Metropolitano


Nenhum comentário:

Postar um comentário